Carregamento em estações de carregamento público

A rede MOBI.E está presente em mais de 50 municípios de Portugal Continental e da Região Autónoma da Madeira e conta com 1.250 pontos de carregamento e a tendência é para este número aumentar. Portanto, com um pouco de planeamento, cobrir distâncias mais longas com o teu carro elétrico não é realmente um problema

Carregar na estrada - é mesmo fácil

Quando estiveres na estrada com o teu carro elétrico, podes consultar o mapa de postos disponíveis e acessíveis ao público. Verifica se é necessário algum cabo com o adaptador apropriado. Verifica se a tomada tem 16 amperes ou 32 amperes. Dependendo desse valor e do número de fases que a estação de carregamento móvel tem, o teu carro elétrico pode ser carregado até 22 kW.
Estações de carregamento público
Há cada vez mais estações de carregamento público onde podes carregar o teu carro elétrico. Supermercados, parques de estacionamento, instalações públicas e hotéis fornecem cada vez mais postos de carregamento nos seus parques de estacionamento. O pagamento baseado na Web através de uma aplicação para smartphones está a tornar-se cada vez mais popular entre os operadores de estações de carregamento. Por exemplo, através da leitura de um código QR na estação de carregamento. Depois, basta registares-te como utilizador do veículo através da app - porque o método de pagamento está armazenado na app. 
Estações de carregamento gratuitas
Existem mais postos de carregamento gratuito do que pensas: muitos fornecedores de energia, câmaras municipais, comunidades, restaurantes, hotéis e retalhistas oferecem postos de carregamento gratuito durante a tua estadia ou durante as compras. Talvez até o teu empregador possa fornecer postos de carregamento gratuito ou wallboxes móveis para carros elétricos? De qualquer forma, vale a pena perguntares. 

Pagamento em estações de carregamento público

Como funciona o carregamento em postos de carregamento público? O que tens de ter em conta e como podes carregar? É melhor teres uma estação de carregamento móvel contigo? Podes encontrar toda a informação importante aqui.
Cartões de carregamento

Se quiseres carregar o teu carro elétrico numa estação de carregamento público, muitas vezes precisarás de um cartão de carregamento. Podes encomendar um de forma rápida e fácil através do teu fornecedor de energia preferido. No entanto, deves pensar cuidadosamente qual o fornecedor onde vais comprar o teu cartão de carregamento. Existem atualmente vários fornecedores no mercado, pelo que, por vezes, existem grandes diferenças nos custos de carregamento - e nem todos os cartões funcionam em todos os pontos de carregamento.

 

Os teus hábitos pessoais de condução também desempenham um papel na escolha do teu cartão de carregamento: Para condutores frequentes, por exemplo, é mais aconselhável um cartão de carregamento com uma taxa fixa mensal, porque não tem ou tem custos mais baixos no próprio carregamento. Se fores um condutor ocasional, por outro lado, um cartão de carregamento pré-pago provavelmente faz mais sentido para ti.

 

 
Sistemas de cobrança

Infelizmente, o número de diferentes fornecedores de postos de carregamento público também significa que existe um número de diferentes sistemas de faturação. Em regra, a faturação baseia-se numa taxa mensal fixa ou numa tarifa pré-paga, mas a faturação também pode basear-se em outros componentes de preços, que podem incluir, por exemplo, os seguintes:

 

  • Tempo de carregamento: é cobrado pelo tempo em que o teu carro elétrico está ligado à estação de carregamento.
  • Valor do carregamento: paga a energia do carregamento - isto é, o número de kWh que o teu carro elétrico carregou.
  • Cobrança inicial: uma cobrança única que ocorre no início de cada processo de carregamento. 

 

Alguns fornecedores também combinam estes tipos de faturação entre si ou adicionando uma taxa fixa, por exemplo, taxa fixa mais o valor de carregamento ou taxa inicial mais o tempo de carregamento. 

 
Estação de carregamento móvel

Com uma estação de carregamento móvel a bordo, podes estar sempre completamente tranquilo na estrada. Basta levares o carregador contigo na bagageira e carregar de forma flexível e segura onde quer que estejas: em casa dos teus amigos, na garagem, no trabalho, no parque de estacionamento subterrâneo e até mesmo em casa - com desempenho otimizado até 22 kW em tomadas industriais, bem como em todas as tomadas domésticas convencionais. 

 

Sugestão: uma estação de carregamento móvel não só é prática na estrada, mas também é uma alternativa boa e segura à instalação de uma wallbox na tua garagem ou em tua casa. No entanto, é preciso ponderar qual a situação mais rentável: considerar o preço único da compra da estação de carregamento móvel somado aos custos de eletricidade mais elevados com tempo de carregamento mais longo ou os custos comparativamente mais elevados para a compra e instalação de uma wallbox, mas com valores de carregamento mais baixos.

 

Outras opções de carregamento

Quer carregues o teu carro elétrico numa estação de carregamento no parque de estacionamento subterrâneo, ou numa wallbox fornecida pelo teu empregador ou simplesmente numa wallbox em tua casa. Descobre tudo o que precisas saber.
Estações de carregamento em garagens subterrâneas
Instalação de postos de carregamento para carros elétricos em parques de estacionamento subterrâneos - é um serviço de última geração oferecido por operadores de parques de estacionamento subterrâneos. Enquanto nos últimos anos continuava a existir preocupação com a proteção contra incêndios, as licenças e as medidas especiais de proteção contra incêndios deixaram de ser necessárias. No entanto, há alguns aspetos a considerar. 

Como proprietário de um prédio, deve familiarizar-se com as leis e regulamentos locais em garagens. Para além do regime de proteção contra incêndios, deve também ser efetuada uma avaliação dos riscos. Um Eletricista profissional verificará os requisitos específicos do local e, em cada caso, pode estimar corretamente os requisitos mínimos. Além de um eletricista profissional, é geralmente aconselhável envolver o respetivo operador da rede antes de instalar uma estação de carregamento. Especialmente na avaliação do fator de simultaneidade, que tem em conta quantos carros elétricos poderão estar a carregar em simultâneo.

 

Mesmo que não exista uma obrigação geral de o fazer, faz sempre sentido notificar a ligação de uma wallbox mesmo que seja pequena, com 3,7 kW. Isto garante o registo do sistema na ligação da rede e que futuras cargas na rede possam ser detetadas com antecedência.

Utilização de estações de carregamento em empresas
Uma ótima maneira de atrair funcionários altamente qualificados passa pela possibilidade de a empresa instalar estações de carregamento ou wallboxes para os funcionários carregarem gratuitamente os seus carros elétricos. Para as empresas, isto pode até ter vantagens fiscais porque, ao contrário dos vales de gasolina ou gasóleo para os trabalhadores (que são considerados benefícios não monetários), esta situação de os trabalhadores carregarem os seus carros elétricos não incorre em impostos. 
Mais algumas sugestões para os empresários que usam um veículo elétrico (ou um híbrido plug-in) como carro de empresa: os custos do carro são determinados da mesma forma que para um carro com motor de combustão. No entanto, determinar os custos de eletricidade para o carregamento de um carro elétrico pode ser mais difícil. Sugestão: o custo de instalação de um posto de carregamento que é utilizado exclusivamente para carregar o veículo juntamente com a instalação de um contador de eletricidade são despesas comerciais dedutíveis em termos de impostos.
Comparação das estações de carregamento doméstico
Há algumas coisas a ter em conta na compra de uma wallbox: os modelos básicos diferem na potência que fornecem: 11 kW ou 22 kW. A wallbox de 22 kW carrega o teu carro elétrico duas vezes mais rápido, mas se puderes carregar sempre o teu carro elétrico durante a noite, por exemplo, a solução de 11 kW é perfeitamente adequada. O carregamento mais demorado com uma wallbox de 11 kW também protege consideravelmente a bateria - aumentando assim a sua vida útil. 
Há outra diferença entre as wallboxes de 11 kW e de 22 kW - a primeira só precisa de ser comunicada ao operador da rede, esta última também precisa de ser aprovada. Se conduzir um furgão elétrico ou um veículo elétrico de serviço - ou seja, veículos que precisam de estar prontos para ser utilizado rapidamente - a wallbox de 22 kW pode ser vantajosa.

Informações úteis sobre o carregamento na estrada

Quantas estações de carregamento existem em portugal?

Um total de 1.250 pontos de carregamento normal foram comunicados. Este número está constantemente a crescer! Então nada obsta a uma condução tranquila, mesmo para distâncias mais longas.

Como encontro estações de carregamento para carros elétricos?

Antes de fazeres uma longa distância, recomendamos que dês vejas no nosso mapa ou na rede geral de estações de carregamento. Irás certamente encontrar estações de carregamento suficientes para levares o teu carro elétrico até ao destino com conforto.

Quanto custa um carro elétrico por mês?

O consumo do Opel Mokka-e, por exemplo, é de cerca de 18 kW/100 km. O atual preço da eletricidade (Tarifa simples média em 2021) é de 20 cêntimos/kWh, 18 kilowatt-hora custam um total de 3,60 euros. Um carregamento completo é, portanto, mais barato do que o reabastecimento de um carro a gasolina. Se comparares outros custos como manutenção e serviço, impostos e seguros, o carro elétrico também fica mais barato.

Qual é a potência elétrica de carregamento para carros elétricos?

Depende das opções de carregamento e de onde estás a carregar. As estações de carregamento CA em geral, oferecem capacidades de carregamento de 11kW e 22kW. Atualmente, as estações de carregamento combinadas oferecem até 43kW CA no Tipo 2 e até 150kW CC em CSS e/ou CHAdeMO.