Pontos de carregamento doméstico

Na Opel, tornamos o carregamento do teu carro elétrico o mais conveniente possível com os nossos sistemas de carregamento eficientes e fáceis de usar. Uma Wallbox, por exemplo, é a solução mais segura, rápida e conveniente para carregar o teu carro elétrico em casa. 

Carregamento doméstico

Poder carregar um carro elétrico em casa é muito prático - mas algumas coisas precisam de estar no seu lugar: por exemplo, primeiro, a possibilidade de instalar uma wallbox. Claro, uma casa com a sua própria garagem é particularmente adequada para isso. Se estiver disponível um sistema solar, a eletricidade pode até ser gerada para a garagem - tornando-o particularmente amigo do ambiente. Mesmo se não houver garagem ou lugar de estacionamento, podes instalar uma wallbox, mas esta deve ser protegida contra a chuva e contra o uso ilegal.

 

Em prédios de apartamentos, o carregamento pode ser mais difícil: se não houver garagem com conexão de energia, pode usar a eletricidade de uma tomada doméstica. No entanto, os processos de carregamento demoram mais e não podem ser uma solução permanente - e colocar um cabo de extensão a partir do apartamento é difícil e potencialmente perigoso.

 

Neste caso, deves verificar se podes instalar uma wallbox nas imediações do lugar de estacionamento. Sugestão: em algumas cidades ou municípios, é possível solicitar o carregamento a partir de uma conexão de alta tensão na rua.

 

Se não houver opção de carregar o carro elétrico em casa ou na garagem - também não há problema. O número de postos de carregamento está a aumentar em toda a Europa. Podes consultar as soluções de carregamento que mais se adaptam a ti através da Free2move e-solutions

 
Carregamento a partir de uma tomada doméstica

A maneira mais fácil de carregares o teu carro elétrico em casa é ligá-lo a uma tomada normal - o teu Opel será carregado em cerca de 30 horas. A vantagem é que, com uma tomada, tens sempre uma opção de carregamento por perto - mesmo que estejas em casa de um amigo, por exemplo. Tudo o que precisas é do cabo de carregamento com uma ficha à prova de choque.

 

No entanto, a melhor maneira de carregar o teu carro elétrico  é com uma wallbox trifásica. Assim poderás carregar a bateria do Opel em cerca de 5 horas. De momento, não existe uma forma mais rápida e segura de carregar o seu carro em casa, porque a tomada convencional não foi concebida para esta potência contínua.

 
Wallbox vs. Wallbox Inteligente

Para carregares o teu carro elétrico de forma mais rápida e segura do que numa tomada doméstica, a melhor solução é uma estação de carregamento CA doméstica, a wallbox. Podes escolher entre uma wallbox e uma wallbox inteligente. As wallboxes funcionam de acordo com o princípio Ligar & Usar, porque graças ao modo Autostart podem ser postas em funcionamento imediatamente e também são fáceis de operar.

 

Uma wallbox Inteligente oferece-te funções adicionais, por exemplo, podes partilhá-la com outras pessoas, gerir os direitos de acesso correspondentes e planear os tempos de carregamento com antecedência.

 

Processo de carregamento

Nas estações de carregamento rápido, podes carregar a bateria do teu carro elétrico Opel até 80% em meia hora. Perfeito para viagens mais longas, porque depois de uma breve paragem podes continuar rapidamente a tua viagem. Se carregares o teu carro durante a noite - ou durante o dia de trabalho - não é necessário carregar rapidamente. Neste caso a bateria também é carregada mais suavemente. Ainda é futuro, mas já estão em curso desenvolvimentos para o carregamento indutivo. O que já está difundido com smartphones em breve também será possível com veículos elétricos. Tudo o que tem de fazer é conduzir o carro até uma superfície de carregamento indutiva e o processo de carregamento começa. Até lá, no entanto, a Opel continuará a oferecer soluções de cabo e wallbox que permitem o carregamento simples e intuitivo em casa e na estrada.

Sistemas de carregamento

Ao carregares um carro elétrico, é feita uma distinção entre corrente contínua (CC) e corrente alternada (CA). A corrente contínua é usada para carregamento rápido. Isto é particularmente prático se quiseres evitar paragens mais longas porque a bateria do teu carro elétrico pode ser carregada até 80% em cerca de 30 minutos.

A corrente alternada é usada para o carregamento normal. É usada em toda a Europa para ligações de energia doméstica e é a ideal para carregar carros elétricos.

Basicamente, a bateria de um carro elétrico só pode aceitar corrente contínua (CC), portanto, a corrente alternada (CA) da rede elétrica tem de ser previamente convertida.

 

Também é feita uma distinção entre carregamento monofásico e trifásico. A rede doméstica é monofásica com a tomada de contacto com proteção. Ela pode fornecer uma potência de carga média de 2,3 kW a uma tensão de 230 V e uma intensidade de corrente de 10 A. No entanto, para carregares o teu carro elétrico rapidamente, é necessária uma potência de pelo menos 3,7 kW. Para isso, existem tomadas trifásicas. Elas têm uma tensão até 400 V e uma corrente de 16 A ou 32 A. A capacidade de carga está, neste caso, entre 11 kW e 32 kW. A potência de carregamento fica entre 11 kW e 22 kW.

De acordo com a norma CEE, as tomadas monofásicas são azuis e as trifásicas vermelhas. As chamadas tomadas tipo 2 são agora o padrão para toda a UE. A chamada ""tomada Mennekes"" permite o carregamento monofásico e trifásico de carros elétricos.

 

Um tópico futuro é o chamado carregamento bidirecional, para o qual são necessárias wallboxes especiais. Aqui, a troca de energia ocorre nas duas direções. Se um carro está carregado e está parado, a energia da bateria pode ser usada para abastecer a casa - ou ser transferida para a rede.

Vantagens financeiras

Os benefícios nos veículos elétricos e plug-in são muitas, desde logo o custo de utilização muito baixo (desde 2€/100 Km). Em Portugal existem também ao dispor dos clientes uma ampla gama de benefícios fiscais:

 

Veículos Híbridos PHEV (>= 50Kme < 50g/Km), podem deduzir 25% de ISV; amortização total para valores de aquisição até 50.000€+IVA; podem deduzir o IVA na eletricidade de recarregamento; a tributação autónoma também é reduzida (5%: 10%; 17,5%).

Veículos Elétricos, isenção total de ISV; isenção de IUC, amortização total para valores de aquisição até 62.500€+IVA; dedução do IVA para valores de aquisição até 62.500€, podem deduzir o IVA na eletricidade de recarregamento; a tributação autónoma = 0%, utilização de um fundo ambiental que permite ao cliente particular deduzir 3.000€ na aquisição (2.000€ para empresas); Estacionamento gratuito em algumas cidades.

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Há cada vez mais pontos de carregamento público
Existe cada vez mais pontos de carregamento público de um vasto leque de fornecedores. Especialmente na cidade, o carregamento está a tornar-se cada vez mais simples. Enquanto fazes compras, em parques de estacionamento de vários andares e em cada vez mais ruas públicas há estações suficientes disponíveis. Isto torna agora interessante a compra de um carro elétrico mesmo para pessoas que não têm as suas próprias instalações de carregamento em casa. 
Que tipo de custos se pode esperar com o carregamento?
Podes carregar o teu carro elétrico em casa a um preço particularmente favorável, porque aí só paga o preço de eletricidade atual de 31,89 cêntimos/kWh (2021). A velocidade de carregamento depende da tua wallbox e do cabo de carregamento utilizado. Exemplo: carregar totalmente o teu Opel Corsa-e com uma bateria de 50 kWh, pode custar-te 15,95€ - o que é muito mais acessível do que encher o depósito de um carro a combustão. 
Numa estação de carregamento público, os custos dependem da tarifa do fornecedor de energia. Os seguintes preços aplicam-se atualmente nas estações de carregamento ADAC: postos de carregamento CA: 0,29 €/kWh, postos de carregamento CC: 0,39 €/kWh. Com outros fornecedores, o custo de um carregamento normal (CA) é de 5 a 10 cêntimos por minuto. Numa estação de carregamento rápido (CC) devem ser esperados custos de cerca de 49 cêntimos/kWh.
De que depende o tempo de carregamento
Para um carro elétrico da Opel, o processo de carregamento numa estação de carregamento rápido trifásica demora cerca de 30 a 45 minutos. O carregamento em corrente trifásica também é possível numa wallbox em casa - até 11 kW. Duração: cerca de 5 horas. Em monofásica com 7,4 kW, a bateria está completamente carregada em cerca de 8 horas. Na tomada doméstica, todo o processo de carregamento demora até 30 horas, mas esta deve ser apenas uma solução de emergência. 
O tempo de carregamento depende não só da estação de carregamento que escolher - mas também da forma como conduz o seu carro elétrico. Velocidades elevadas, aceleração e travagem bruscas colocam pressão sobre o sistema. Quando o carro chega "quente" à estação de carregamento, a potência de carregamento é de início mais baixa. A propósito, o mesmo fenómeno também pode ser observado em temperaturas abaixo de zero. Em ambos os casos, uma boa gestão da temperatura pode otimizar o desempenho da carga, mas isso requer energia - que neste caso vem da estação de carregamento. tudo isto aumenta ligeiramente o tempo de carregamento.
O consumo é medido em kWh
O consumo de um carro elétrico depende de vários fatores - o estilo de condução é um deles, mas também a carga, o número de pessoas e o consumo de energia a bordo devido ao aquecimento, ar condicionado, etc. O consumo é medido em kilowatt-hora (kWh) - o Opel Corsa-e, por exemplo, consome 17 kWh/100 km. Em comparação com os motores de combustão, os custos de "enchimento elétrico" são significativamente mais baixos.  

Para comparar o motor de um carro elétrico com um motor de combustão interna, cujos consumos são expressos em litros, é necessário saber o valor calórico dos combustíveis: são 8,4 kWh/L para a gasolina super e 9,8 kWh/L para o gasóleo - estes são valores médios porque a composição exata dos combustíveis varia. 

Uma coisa é clara: em comparação, o seu carro elétrico consome muito menos energia do que um carro com motor de combustão. Há várias razões para isso e uma delas é o motor elétrico ser muito mais eficiente - o motor de combustão tem uma eficiência muito menor porque grande parte da energia gerada durante a combustão no carro é perdida. 

Informação útil sobre carregamento doméstico

Como funciona o carregamento de um carro elétrico?

A bateria de um carro elétrico só aceita corrente contínua (CC), pelo que a corrente alternada (CA) da rede elétrica tem de ser previamente convertida. Se isto for feito através do carregador de bordo do carro, chama-se carregamento CA. Se este processo for realizado por um conversor na estação de carregamento, chama-se carregamento CC. 

Ao carregar em CA, a potência de carregamento disponível pode ser calculada de acordo com esta fórmula: potência de carregamento = número de fases x tensão x corrente. Os fatores decisivos são, portanto, a tensão de rede disponível, a corrente permitida e se é utilizado o carregamento monofásico ou trifásico.

Como posso carregar o meu carro elétrico em casa?

A melhor maneira de carregares o teu carro elétrico em casa é com uma wallbox CA. Tem uma taxa de transferência de energia mais elevada (até 11 kW) do que uma tomada doméstica convencional. Mas a tomada doméstica com uma ficha à prova de choque também é uma opção - se a velocidade do processo de carregamento não for importante. Porque com esta variante, pode levar até 30 horas.

Podes carregar o teu carro elétrico com uma tomada doméstica?

O teu carro elétrico Opel possui um cabo de carregamento padrão de Modo 2 para que possa carregá-lo em qualquer tomada doméstica normal. Isto é prático porque podes obter eletricidade em qualquer lugar. A corrente alternada é convertida em corrente contínua diretamente no veículo. No entanto, não é aconselhável carregar de forma permanente nas tomadas domésticas uma vez que estas não foram concebidas para uma tensão tão elevada.

Quanto tempo demora a carregar um carro elétrico?

O tempo de carregamento da tua bateria depende naturalmente de vários fatores. Numa estação de carregamento rápido, podes carregar o teu carro elétrico até 80% em cerca de 30 minutos. Numa wallbox trifásica com 11 kW, todo o processo de carregamento demora cerca de 5 horas. Numa tomada doméstica monofásica leva cerca de 30 horas.

Quantas vezes precisas de carregar um carro elétrico?

Tudo depende da distância percorrida e do teu estilo de condução. Se conduzir de forma a economizar energia, o teu carro elétrico Opel pode percorrer cerca de 330 km. Em média, as pessoas na Alemanha viajam apenas 40 km para ir trabalhar. Se viajares muito para o trabalho, podes sempre carregar o carro à noite para estar pronto para o dia seguinte. A propósito, é aconselhável manter sempre o nível da bateria entre 20 e 80% para preservar a bateria.

Onde se pode carregar um carro elétrico?

Em casa, a melhor solução é numa wallbox. Em casa dos amigos, ocasionalmente, podes usar uma tomada doméstica. Na estrada em quase 40.000 estações de carregamento. A funcinalidade de planear rotas Free2Move mostra-te onde fica a  opção de carregamento mais perto de ti ou perto da tua rota.