Informações úteis sobre a autonomia de carros elétricos
Os dias em que os veículos elétricos só eram bons para viagens curtas já se foram há muito
A autonomia da bateria está a aumentar
Como é calculada a autonomia dos carros elétricos
O método de medição globalmente normalizado para a autonomia dos automóveis elétricos chama-se "Procedimento mundial harmonizado de teste de veículos ligeiros" - WLTP para abreviar.
Por vezes também se utiliza NEDC: esta sigla refere-se ao "Novo Ciclo Europeu de Condução", mas este método de teste europeu foi substituído pelo procedimento WLTP em 2021.
O novo ciclo de condução WLTP fornece números de consumo mais realistas, tendo em conta situações mais próximas do dia-a-dia, do que a norma NEDC - é, por isso, a melhor forma de estimar o consumo diário.
WLTP significa:
- Dinâmica de condução e temperatura exterior mais realistas.
- Maior distância de teste
- Velocidades médias e máximas mais elevadas
- Menos tempo de paragem
- Mais travagens e acelerações
Lê mais sobre os métodos de medição NEDC e WLTP aqui.
1 Os valores acima referidos foram determinados com base nos procedimentos de teste WLTP (Regulamento (CE) No. 715/2007 e Regulamento (UE) No. 2017/1151. A autonomia real pode variar com as condições do dia-a-dia e depende de vários fatores, nomeadamente do estilo de condução pessoal, das condições do percurso, da temperatura exterior, da utilização do aquecimento e ar condicionado, e do pré-condicionamento térmico.
Método de teste da autonomia elétrica
Existem dois procedimentos comuns de teste em todo o mundo para a autonomia dos automóveis elétricos: o WLTP (Procedimento Mundial Harmonizado de Teste de Veículos Ligeiros) e o EPA (Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos). Ambos determinam os seus dados com testes muito próximos da prática quotidiana.
No teste NEDC, que foi utilizado na Europa até 2020, as condições de teste eram menos realistas: a velocidade média era de 34 km/h, o veículo só era carregado com 100 kg (que nem sequer corresponde ao condutor e passageiro) e não foram tidas em conta condições reais como a temperatura, condições climáticas e estilo de condução.
Os dois métodos de teste normalmente utilizados hoje dão-te uma imagem mais realista da autonomia do teu carro elétrico: a velocidade média é de 46,5 km/h (máximo de 131 km/h), a duração do teste foi aumentada de 21 para 30 minutos.
O WLPT examina ainda todas as combinações disponíveis de transmissão de motores - bem como equipamentos opcionais que também influenciam o peso e a aerodinâmica do veículo. Além disso, as medições são efetuadas a 23°C e também a 14°C que correspondem à temperatura média na Europa.