Opel Corsa-e conquista “Volante de Ouro 2020”
- Melhor Citadino: o novo Opel Corsa-e 100 por cento elétrico eleito frente a uma forte oposição;
- Outras conquistas: o Corsa obtém troféus para “Melhor Compra na Europa” e “Veículo Empresarial do Ano”;
- Longa tradição: o Corsa-e é o 18º modelo da Opel a garantir o troféu “Das Goldene Lenkrad” (“Volante de Ouro”), na Alemanha.
O novo Opel Corsa continua o seu percurso vencedor, tendo agora conquistado um dos galardões mais importantes da indústria automóvel alemã, o prestigiado troféu “Das Goldene Lenkrad” (“Volante de Ouro”). Coube ao Corsa-e a bateria receber a distinção, impondo-se, de modo inequívoco, frente a um lote de fortes rivais, assegurando o primeiro prémio na categoria de Citadinos. O utilitário mais vendido do mercado alemão mostrou-se, assim, tão eletrizante entre os especialistas e leitores das publicações Auto Bild e Bild am Sonntag, quanto o é junto dos seus clientes.
«A Opel é elétrica», afirma o CEO da Opel, Michael Lohscheller, «e o nosso novo Opel Corsa-e é a melhor prova desse facto, demonstrando que um automóvel elétrico pode hoje ser não só dinâmico e prático, como também acessível a todos. Estamos orgulhosos da forma como o Corsa-e convenceu todos os envolvidos no processo: os nossos clientes, os leitores do ‘Auto Bild’ e do ‘Bild am Sonntag’ e ainda o júri de especialistas e de celebridades.»
Opel Corsa-e: mobilidade elétrica na forma mais pura
Com 100 kW (136 cv) e 260 Nm de binário logo desde a primeira rotação do motor, o Corsa-e garante mobilidade elétrica da mais recente geração. Com uma autonomia máxima de 337 km, segundo o ciclo WLTP, a ágil proposta de cinco lugares da Opel é totalmente adequada para uma utilização diária. Recorrendo a um carregador rápido de 100 kW, a bateria de 50 kWh pode ser carregada até 80% da sua capacidade em apenas 30 minutos. O Corsa-e está pronto para todas as opções de carregamento, através de “wall box”, carga rápida ou por cabo em tomadas domésticas.
O equipamento de série comum a todos os Corsa-e inclui sistemas avançados de assistência à condução como o reconhecimento de sinais de trânsito, alerta de cansaço do condutor, alerta de colisão dianteira iminente com reconhecimento de peões e travagem automática de emergência, e programador de velocidade com limitador, entre outros. Também de série em todos os Corsa-e é o infoentretenimento IntelliLink com ecrã tátil de sete polegadas, compatível com Apple CarPlay e Android Auto, que integra o novo serviço telemático de assistência em viagem Opel Connect. A lista contempla igualmente ar condicionado com controlo eletrónico, travão elétrico de estacionamento, sensor de luz e sensor de chuva, além de outros.
A atual geração Corsa: o “best-seller” entre os utilitários
O troféu “Golden Steering Wheel” toma, agora, o seu lugar na vitrina de troféus dedicada ao novo Opel Corsa. O júri dos prémios AUTOBEST já o tinha considerado com o “best-seller” entre os modelos utilitários, atribuindo-lhe o galardão “Best Buy Car of Europe 2020 / Melhor Compra da Europa 2020”. Na Alemanha, o Corsa venceu a categoria dos modelos compactos e também recebeu o troféu de “Company Car of the Year / Carro Empresarial do Ano”. A Auto Bild e o Computer Bild atribuíram ao novo modelo Opel o “Connected Car Award 2019 / Troféu de Conectividade 2019”.
O Corsa-e tornou-se, assim, no 18º modelo da Opel a garantir o “Volante de Ouro”, dando continuidade a uma longa tradição.
“Das Goldene Lenkrad” | Modelo |
---|---|
1978 | Opel Senator A |
1979 | Opel Kadett D |
1981 | Opel Ascona C |
1982 | Opel Corsa A |
1984 | Opel Kadett E |
1987 | Opel Senator B |
1990 | Opel Calibra |
1994 | Opel Omega B |
1995 | Opel Vectra B |
1999 | Opel Zafira A |
2002 | Opel Vectra C |
2005 | Opel Zafira B |
2009 | Opel Astra J |
2010 | Opel Meriva B |
2012 | Opel Zafira Tourer |
2015 | Opel Astra K |
2017 | Opel Ampera-e |
2020 | Opel Corsa-e |
1978 – Opel Senator A: O primeiro “Golden Steering Wheel”
Em 1978, a marca do relâmpago garantiu aquele que foi o seu primeiro "Volante de Ouro" com o Opel Senator. Apresentado em setembro de 1977 no IAA, o Senator foi o sucessor dos lendários modelos Kapitän, Admiral e Diplomat, tornando-se no topo de gama da Opel até à sua despedida, em 1993. O Senator de 1978 estava disponível com três motores diferentes: 2,8 litros com 103 kW/140 cv, 3,0 litros com 110 kW/150 cv e o topo de gama 3,0 litros com 132 kW/180 cv.
1979 – Opel Kadett D: Conquistador de espaço
1981 – Opel Ascona C: Tração dianteira no segmento médio
1982 – Opel Corsa A: Modelo pequeno, enorme impacto
1984 – Opel Kadett E: Outro modelo compacto vencedor
Cinco anos depois de garantir o "Volante de Ouro" pela primeira vez, o Kadett fez a festa de novo, desta feita através de uma nova geração lançada em 1984. O segundo Kadett de tração dianteira, construído de 1984 a 1991, foi um vencedor absoluto, já que também garantiu o prestigiado troféu europeu de "Car of the Year / Carro do Ano" em 1984. Considerado um campeão em termos aerodinâmico por si só, o desportivo GSi, com um Cd de 0,30, viria a surpreender os especialistas, sendo que até a berlina “hatchback” mais comum garantira uns sensacionais 0,32. No total, este campeão aerodinâmico viu-se vendido em 3,78 milhões de exemplares.
1987 – Opel Senator B: Topo de gama de luxo
1990 – Opel Calibra: Um atleta em grande destaque
1994 – Opel Omega B: A proposta maior garantiu o ouro
1995 – Opel Vectra B: Espelho mágico, espelho meu… na porta
1999 – Opel Zafira A: O transformista de sete lugares
2002 – Opel Vectra C: O eletricista por excelência
O Vectra de terceira geração defendeu com sucesso o título conquistado pelo seu antecessor, garantindo de novo o “ouro”. O novo representante do segmento média entrou na era da eletrónica, realizando a ligação entre os seus sistemas através de um sistema CAN (Controller Area Network), em vez de recorrer a cablagem tradicional, estando equipado com uma direção elétrica eletro-hidráulica. As potências dos motores a gasolina e diesel variaram dos 74 kW/100 cv aos 206 kW/280 cv, com cilindradas de 1,6 a 3,2 litros. Em 2004, a Opel viria a equipar o Vectra com a suspensão ativa IDS Plus, com Controle Contínuo do Amortecimento (CDC), fazendo com que os amortecedores se adaptassem à situação de condução predominante.