Opel lança versão elétrica do comercial vívaro em 2020

5 de novembro de 2019
  • Duas opções de bateria, para 200 ou 300 quilómetros de autonomia (WLTP);
  • Veículos comerciais elétricos fazem entregas sem emissões;
  • Ao novo Vívaro-e seguir-se-á o Opel Combo-e, já em 2021;
  • Versões elétricas não impõem limitações em versatilidade ou conforto;
  • Estratégia da Opel: todos os modelos ‘eletrificados’ em 2024.

 

O processo de ‘eletrificação’ da gama de produtos da Opel continua a bom ritmo. Já em 2020, o catálogo do modelo comercial Vívaro receberá uma nova variante com motorização elétrica, com duas versões de baterias com capacidades diferentes no sentido de melhor se ajustar às necessidades de diversas utilizações empresariais. O novo Opel Vívaro-e oferecerá à escolha uma bateria de 50 kWh de capacidade, capaz de garantir autonomia até 200 quilómetros, ou uma de 75 kWh, para autonomia até 300 km (nova norma WLTP). Com o novo modelo, a Opel dá resposta às necessidades crescentes de entregas sem emissões nas áreas urbanas, antecipando um aumento da procura de veículos comerciais elétricos a bateria.

O Opel Vívaro-e assenta na versátil plataforma EMP2 do grupo, que permite recorrer tanto a motorizações convencionais como a sistemas de propulsão elétrica. O Vívaro-e alarga a oferta de veículos comerciais particularmente eficientes da Opel. O próximo comercial elétrico da marca alemã será o Opel Combo-e, cujo lançamento está agendado para 2021.

 

«Em 2024, todos os modelos da Opel estarão ‘eletrificados’», revela o CEO da Opel, Michael Lohscheller. «Os nossos clientes poderão, então, escolher uma variante elétrica em cada modelo. Veículos comerciais eletrificados tornar-se-ão especialmente relevantes na ótica ‘last mile’ em áreas urbanas, por exemplo no transporte de pessoas ou na entrega de mercadorias. Por essa razão, estou muito satisfeito com a disponibilidade do Vívaro-e já a partir do próximo ano, enquanto as versões eletrificadas do Combo Life, do Combo Cargo e do Zafira Life chegarão em 2021.»

Três gerações - Opel Vívaro é um sucesso na Europa desde 2001

Com o novo Vívaro-e, a Opel dá continuidade a um percurso de sucesso iniciado em 2001 com a primeira geração do modelo. O Vívaro A esteve à venda até 2014, principalmente nas variantes de passageiros, de furgão comercial e de chassis-cabina. A Opel vendeu mais de 650.000 unidades neste período. A marca alemã lançou a segunda geração em 2014, vindo a comercializar cerca de 310.000 unidades até meados de 2019.

 

O Opel Vívaro número três chegou aos concessionários em 2019. O comercial ligeiro multifuncional está disponível em carroçarias com três comprimentos diferentes: 4,60 m, 4,95 m e 5,30 m. Por comparação com o modelo anterior, a nova geração Vívaro oferece mais 200 kg de capacidade de carga (até um total de 1400 kg) e consegue rebocar mais 500 kg (capacidade de reboque de 2500 kg). A maior parte das versões mede 1,90 m, podendo, assim, aceder a parques de estacionamento interiores. O conforto de condutor e passageiros aumentou. O Vívaro dispõe de numerosos sistemas de assistência à condução, desde o controlo de tração IntelliGrip e câmara traseira 180º, até à opção de vários dispositivos de infoentretenimento multimedia. Outros equipamentos como portas de correr controladas por sensores são particularmente úteis na utilização diária.