Apoio ao cliente
AdBlue®
Existem alternativas às tecnologias SCR?
Posso ter um reservatório de AdBlue® maior?
Com que frequência preciso de recarregar o AdBlue®?
A resposta exata depende do seu estilo de condução individual, da carga do veículo e do motor.
Dito isto, deverá ser capaz de percorrer aproximadamente 2485 milhas antes do seu reservatório ficar vazio, se o seu veículo estiver equipado com o nosso motor 2.0 CDTi, ou até 4038 milhas no caso do nosso 1.6 CDTi.
Seja qual for o alcance, um indicador incorporado no computador de bordo avisá-lo-á quando o nível do fluido estiver a baixar e se precisar de atestar.
Como o AdBlue® é utilizado por veículos comerciais, pode ser reabastecido em estações de enchimento de camiões?
Não recomendamos que reabasteça nas bombas AdBlue® que existem em muitas estações de serviço para veículos comerciais como camiões e autocarros. Isto porque a taxa de fluxo é demasiado elevada para um veículo de passageiros.
A maioria dos bocais dos camiões também precisam de ser libertados por um íman na cabeça de enchimento do veículo - uma característica que não existe nos automóveis de passageiros Opel.
A boa notícia é que cada vez mais estações de serviço em toda a Europa oferecem bombas AdBlue® de baixo fluxo para automóveis de passageiros. O reabastecimento nestas bombas é tão fácil como o reabastecimento de combustível diesel.
O que acontece se eu não atestar?
Se o depósito de AdBlue® estiver vazio, não será possível efetuar o arranque do veículo após a ignição ser desligada. Isto não é uma avaria, mas faz parte do design do sistema.
O sistema necessitará de uma recarga completa antes de o veículo poder ser reiniciado.
O que é o AdBlue®?
O AdBlue® - também chamado de fluido de escape diesel - é um fluido inodoro, incolor, limpo e não tóxico que consiste em 32,5% de ureia e 67,5% de água.
Como se trata principalmente de água, AdBlue® congela a -11°C (uma concentração de 32,5% é o ponto de congelação mais baixo de uma solução de água com ureia). Assim, para permitir que o veículo funcione em todas as condições, todos os depósitos de AdBlue® têm um aquecedor que descongela líquido suficiente para reduzir as emissões.
O que é a tecnologia 'SCR'?
SCR significa redução catalítica seletiva, que é uma tecnologia utilizada para reduzir os óxidos de azoto (NOx) dos gases de escape dos motores diesel. Baseia-se no AdBlue® - também chamado fluido de escape diesel - uma solução de ureia a 32,5% em água purificada, que é injetada no tubo de escape.
A ureia no AdBlue® liberta amoníaco (NH3) com as altas temperaturas dos gases de escape. Esta amónia reage com óxidos de azoto (NO e NO2) no conversor catalítico para formar azoto inofensivo (N2) e vapor de água (H2O).
Qual é o custo de uma recarga de AdBlue®?
O que devo fazer se entornar AdBlue® no meu veículo ou roupa?
Se pequenas quantidades de AdBlue® entrarem em contacto com a pintura do veículo, por exemplo, limpe-as e lave a área com água conforme necessário.
Se derramar AdBlue® nas suas roupas e/ou mãos, lave bem com água limpa.
A que devo prestar atenção ao comprar e utilizar AdBlue®?
Primeiro, verifique a marca registada AdBlue® e as normas ISO 22241-1 e DIN 70070.
Se optar por reabastecer o AdBlue® por si próprio, recomendamos vivamente que utilize um frasco ou recipiente com uma interface selada para o tubo de enchimento (normalmente com um adaptador roscado). Isto irá ajudá-lo a minimizar o risco de derrame.
Finalmente, uma vez que AdBlue® tem um prazo de validade limitado, verifique sempre a data de validade antes de o comprar ou utilizar.