Carros elétricos: conhecimentos técnicos básicos
O motor elétrico explicado de forma simples
O motor elétrico em detalhe
Informações interessantes sobre carros elétricos
Como funciona um motor elétrico?
Um motor elétrico converte a corrente elétrica em energia cinética. E faz isto de forma muito mais eficiente do que um motor de combustão interna. Num híbrido, o motor elétrico apoia o motor de combustão, garantindo um menor consumo de combustível.
Comparado com o motor de combustão, o motor de um carro elétrico tem um design muito mais simples e também é mais leve. No seu interior, os campos magnéticos variáveis são convertidos em movimento. Para sermos mais rigorosos, os estatores estão magnetizados em permanência, são ímanes que mudam constantemente as polaridades devido à energia da bateria. O rotor posicionado no eixo do estator, também um íman, é então atraído e repelido alternadamente. Isto faz com que gire e coloque as rodas em movimento.
Que tipos de carros elétricos existem?
Existem veículos totalmente elétricos (BEV), híbridos plug-in (PHEV) e híbridos completos (SHEV).
Os veículos híbridos possuem um motor de combustão interna que é apoiado por um motor elétrico com bateria. Esta é carregada por uma fonte de alimentação externa, no caso do híbridos plug-in, e por recuperação (da energia de travagem) no caso de híbridos completos. Os veículos movidos a bateria com um pequeno motor de combustão como gerador adicional são chamados de ""extensores de autonomia"". Aqui, o motor de combustão só gera eletricidade adicional para a bateria.
Todos os carros elétricos Opel têm uma bateria de iões de lítio, pois este material é o mais rápido, abundante e menos volumoso para carregar. A bateria de um carro elétrico consiste em módulos individuais que podem ser substituídos separadamente e que por sua vez são feitos de várias células de bateria. Quantos mais módulos, maior será a autonomia do carro. Os sistemas modernos contam com as chamadas ""células de bolsa"", que são semelhantes em design às das baterias dos telemóveis. Além da chamada bateria de alta tensão, há também uma bateria de 12 volts que alimenta a eletrónica de bordo.