Pontos de carregamento doméstico
Na Opel, tornamos o carregamento do teu carro elétrico o mais conveniente possível com os nossos sistemas de carregamento eficientes e fáceis de usar. Uma Wallbox, por exemplo, é a solução mais segura, rápida e conveniente para carregar o teu carro elétrico em casa.
Processo de carregamento
Sistemas de carregamento
Ao carregares um carro elétrico, é feita uma distinção entre corrente contínua (CC) e corrente alternada (CA). A corrente contínua é usada para carregamento rápido. Isto é particularmente prático se quiseres evitar paragens mais longas porque a bateria do teu carro elétrico pode ser carregada até 80% em cerca de 30 minutos.
A corrente alternada é usada para o carregamento normal. É usada em toda a Europa para ligações de energia doméstica e é a ideal para carregar carros elétricos.
Basicamente, a bateria de um carro elétrico só pode aceitar corrente contínua (CC), portanto, a corrente alternada (CA) da rede elétrica tem de ser previamente convertida.
Também é feita uma distinção entre carregamento monofásico e trifásico. A rede doméstica é monofásica com a tomada de contacto com proteção. Ela pode fornecer uma potência de carga média de 2,3 kW a uma tensão de 230 V e uma intensidade de corrente de 10 A. No entanto, para carregares o teu carro elétrico rapidamente, é necessária uma potência de pelo menos 3,7 kW. Para isso, existem tomadas trifásicas. Elas têm uma tensão até 400 V e uma corrente de 16 A ou 32 A. A capacidade de carga está, neste caso, entre 11 kW e 32 kW. A potência de carregamento fica entre 11 kW e 22 kW.
De acordo com a norma CEE, as tomadas monofásicas são azuis e as trifásicas vermelhas. As chamadas tomadas tipo 2 são agora o padrão para toda a UE. A chamada ""tomada Mennekes"" permite o carregamento monofásico e trifásico de carros elétricos.
Um tópico futuro é o chamado carregamento bidirecional, para o qual são necessárias wallboxes especiais. Aqui, a troca de energia ocorre nas duas direções. Se um carro está carregado e está parado, a energia da bateria pode ser usada para abastecer a casa - ou ser transferida para a rede.
Vantagens financeiras
Os benefícios nos veículos elétricos e plug-in são muitas, desde logo o custo de utilização muito baixo (desde 2€/100 Km). Em Portugal existem também ao dispor dos clientes uma ampla gama de benefícios fiscais:
Veículos Híbridos PHEV (>= 50Kme < 50g/Km), podem deduzir 25% de ISV; amortização total para valores de aquisição até 50.000€+IVA; podem deduzir o IVA na eletricidade de recarregamento; a tributação autónoma também é reduzida (5%: 10%; 17,5%).
Veículos Elétricos, isenção total de ISV; isenção de IUC, amortização total para valores de aquisição até 62.500€+IVA; dedução do IVA para valores de aquisição até 62.500€, podem deduzir o IVA na eletricidade de recarregamento; a tributação autónoma = 0%, utilização de um fundo ambiental que permite ao cliente particular deduzir 3.000€ na aquisição (2.000€ para empresas); Estacionamento gratuito em algumas cidades.
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Informação útil sobre carregamento doméstico
Como funciona o carregamento de um carro elétrico?
A bateria de um carro elétrico só aceita corrente contínua (CC), pelo que a corrente alternada (CA) da rede elétrica tem de ser previamente convertida. Se isto for feito através do carregador de bordo do carro, chama-se carregamento CA. Se este processo for realizado por um conversor na estação de carregamento, chama-se carregamento CC.
Ao carregar em CA, a potência de carregamento disponível pode ser calculada de acordo com esta fórmula: potência de carregamento = número de fases x tensão x corrente. Os fatores decisivos são, portanto, a tensão de rede disponível, a corrente permitida e se é utilizado o carregamento monofásico ou trifásico.